domingo, 5 de janeiro de 2014

Vendas de Carros em 2013 por Categorias

Confira agora a lista de emplacamentos em 2013, no acumulado geral, de acordo com a Fenabrave. Todos foram separados por categorias, do compacto de entrada até o SUV.

VENDAS ACUMULADAS EM 2013
No acumulado de 2013, destaque para o 27º ano seguido de liderança do Gol (255.057). Em 2º, o Uno (184.362) teve uma queda nas vendas nos últimos meses, perdendo espaço para o irmão Palio (177.014). Destaque para o Fiesta (136.712), na 4ª posição, GM Onix (122.333) e Hyundai HB20 (122.320 - separados por 13 unidades), Civic (60.970), Clio (29.911) e Cruze Sport6 (22.464). As quedas de Celta (74.647) e Polo Sedan (8.187) foram os destaques negativos.

RANKING DE MARCAS
A Fiat liderou pelo 12º ano seguido, com 762.950 na soma de Autos + Comerciais Leves. A VW, logo em 2º (666.707), seguida da Chevrolet (649.726), Ford (335.015) e Renault (236.337). Destaque para a Hyundai (212.900), Citroën (66.109), BMW (14.076) e Mercedes-Benz (13.219). Destaques negativos para a Peugeot (57.511) e Chery (8.067).

VENDAS POR MOTORIZAÇÃO
Nas vendas gerais por motorização, motores entre 1.0 e 2.0 lideraram, com 2.177.482 unidades emplacadas. Até 1.0, 1.136.839, e acima de 2.0, 261.614. No total, 3.575.935.

VEÍCULOS DE ENTRADA E HATCHES PEQUENOS
Na venda dos hatches pequenos, Fiesta liderou, seguido de Fox/CrossFox (129.927), Onix, HB20, Sandero (102.514), C3 (33.669), Agile (30.120) e March (24.255). Destaque para o 208 (20.729) e J2 (5.591). O destaque negativo fica para o Polo, com 4.784 unidades, maior queda de vendas desde o lançamento em 2002.

HATCHES MÉDIOS
No ranking da Fenabrave, o Punto figurou entre os hatches médios. Mas a liderança mesmo vai para o Cruze Sport6 (22.464), seguido de Focus (20.825), Golf (13.785), 308 (10.931) e Bravo (9.060). O destaque negativo vai para o i30, que foi o líder no ano passado, e esse ano emplacou apenas 6.012, graças ao alto preço.

SEDANS PEQUENOS E COMPACTOS
No ranking de sedãs pequenos, liderança do Siena (129.825), seguido de Voyage (89.759), Classic (86.936), Prisma (61.301) e HB20S (35.382). Destaque para Etios Sedan (27.236).
No ranking de sedãs compactos, o Cobalt segue líder, com 59.685 unidades emplacadas. O vice foi o Honda City, com 29.243 unidades, seguido do New Fiesta Sedan (8.498), Polo Sedan (8.187) e Sonic Sedan (5.708). O 207 Passion teve o pior resultado, com 4.534 unidades.

SEDANS MÉDIOS
A liderança absoluta foi do Honda Civic (60.970), seguido de Corolla (54.103), Cruze Sedan (26.525), Jetta (14.350) e Fluence (13.878). O Fusion, até então considerado um sedã grande, no ranking da Fenabrave figura no ranking dos médios. Destaque negativo para o 408 (4.634). O estranho do ranking foi o Toyota Prius (324) que nem é sedã médio.

SEDANS GRANDES
No ranking de sedãs grandes, o líder era pra ser o Fusion, mas como não figurou no ranking, a liderança foi para a BMW 320i, com 5.880 emplacamentos, seguido de M.Benz C180 (4.041), Azera (2.198), BMW 328i (1.202) e Passat (1.045). Também vale destacar o 300C (267), Camry (225) e XF (223).

PERUAS MÉDIAS E GRANDES
No segmento das peruas médias, destaque para a liderança da SpaceFox, com 16.324 unidades, seguida de Palio Weekend (15.554) e SpaceCross (3.983). Isso mostra o declínio das peruas no Brasil, mostrado pelo blog em 2011 (clique aqui). Ainda na lista, aparece a Audi A4 (174) e as extintas 207 SW e Parati (74 e 39, respectivamente).
Nas peruas grandes, a única não descontinuada é a Volvo V60, que fechou na vice-liderança com 163 unidades, perdendo para as sobras da Mégane GT (195) e vencendo da Jetta Variant (133).

MINIVANS
Nas minivans pequenas, o líder absoluto foi o Honda Fit (40.637), com quase 17 mil unidades de vantagem sobre a Fiat Idea (23.451). Terceiro, a Fiat Doblò (10.512), seguido de Livina (9.542), C3 Picasso (6.582) e Kia Soul (1.291). No ranking, apareceu o Kia Picanto (4.353), mas ele era pra figurar entre os hatches pequenos.
Nas minivans grandes, a liderança isolada da Chevrolet Spin (41.983), devido ao preço, bem mais barata que as concorrentes, foi o grande destaque, com pouco mais de 40 mil unidades de vantagem sobre a Citroën C4 Picasso (1.704). Depois, vem JAC J6 (1.470), Chrysler Town&Country (238) e Kia Carnival e Carens (143 e 64), que se somadas, não ultrapassam nem a Town&Country.

CUPÊS E ESPORTIVOS
A liderança do Chevrolet Camaro foi o destaque entre os cupês e esportivos, com 1.108 unidades. A M.Benz SLK vem logo em seguida, com 516 unidades, à frente da BMW Z4 (423), BMW X6 (415) e Porsche Boxster (236). No rank, também figuram Mustang (120 - importado independentemente), 911 (53) e Lancer (48).

PICK-UPS PEQUENAS E GRANDES
A Strada continua a líder incontestável das picapes pequenas, com 122.860 unidades, mais de 50 mil de vantagem sobre a Saveiro (72.367). Em seguida, vem a Montana (46.707), a já descontinuada Courier (3.052) e a fracassada Hoggar (747).

FURGÕES
Entre os furgões, destaque para a Kombi, que encerra sua carreira de 56 anos com liderança absoluta no segmento (25.221), seguida da Fiat Ducato (12.734), Renault Master (10.009) e Hyundai HR (7.166). A lista também conta com chinesas como a Jinbei, Shineray, JAC, Hafei e Foton.

SUV'S
Nos SUV's, a liderança ficou por conta da Ford EcoSport (66.097), quase 16 mil unidades de vantagem sobre o Renault Duster (50.222). Terceiro, a Pajero (16.511), seguida de Tucson (16.213), Hilux SW4 (12.354), ix35 (10.368) e ASX (10.115). Destaque para Evoque (6.606), Traiblazer (3.284), Tracker (2.388) e Q3 (1.607).

FURGÕES PEQUENOS
Por fim, os furgões pequenos, com liderança da Fiorino (12.434), seguida de Doblò (5.986), Kangoo (5.160) e Towner (1.291). Também figuram no ranking a Peugeot Partner (603) e Strada (44).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...