quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Carros de História: Os 20 anos do Toyota RAV4

RAV4 foi um dos pioneiros do segmento de SUV's compactos

Hoje, o mercado está cheio de SUV's compactos. Mas um dos carros que inaugurou esse segmento foi a Toyota RAV4, há 20 anos atrás. O nome, significa "Recreational Activity Vehicle with 4-wheel drive", ou "Veículo de Atividade Recreativa com Tração nas 4 rodas".
Quando a Toyota lançou o RAV4, em 1994, tinha expectativas modestas no entanto, a previsão de demanda global inicial era de apenas 4.500 unidades por ano. Mas, quando a montadora recebeu 8.000 encomendas no primeiro mês, o volume de produção teve de ser dobrado.
O carro era inspirado no RAV-FOUR CONCEPT, de 1989. O engenheiro-chefe Masakatsu Nonaka descobriu que era difícil convencer os outros departamentos da Toyota a viabilidade de criação de um carro de produção em massa para um segmento ainda inexistente. Além disso, muitas pessoas dentro da empresa tinham dificuldade em entender um conceito de carro que combina vantagens de veículo 4x2, maior distância ao solo, aumento da altura do interior e disponibilidade de tração nas quatro rodas.
O projeto estava parado em um ponto, até que as divisões europeias e japonesas de vendas da Toyota estavam convencidas de que era hora de lançar esse tipo de veículo. E eles estavam certos: no primeiro ano, 53.000 unidades da RAV4 foram vendidas. As vendas dobraram em 1995 e em 1996 haviam triplicado.
A primeira geração estreava no Salão de Genebra com um motor 2.0 de 128 cv à gasolina montado transversalmente e tração nas quatro rodas. O carro estava disponível com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro. A suspensão era independente na dianteira e na traseira.
Em 1995, a Toyota lançou uma versão de quatro portas da RAV4, e em 1997, uma versão elétrica (EV - Electric Vehicle) foi lançada. Ficou em linha até o ano de 2003.
Em 2000, a Toyota lançava a 2ª geração da RAV4. O carro ficava 55 mm maior na versão de 3 portas e 40 mm na versão de 5 portas. As opções de motores eram um 1.8, e um 2.0 16V VTTi de 150 cv à gasolina. 
A versão AWD ganha um diferencial central de deslizamento limitado, com um Torsen LSD oferecido como uma opção no eixo traseiro.
A segunda geração da RAV4 também era oferecida em versões de duas ou quatro portas. Em 2002, a primeira RAV4 à diesel era oferecida.
Em 2006, a Toyota lançava a terceira geração da RAV4. Completamente renovado, o carro passava a ser construído em uma nova plataforma, além de agora ser vendido exclusivamente na versão quatro portas, mas com diferentes entre-eixos em cada parte do mundo. O carro ficava 190 mm maior na versão sem-estepe, e 475 mm maior na versão com estepe.
Um novo sistema de tração integral com um acoplamento controlado eletronicamente foi apresentado. A nova RAV4 apresentava um novo motor 2.4 16V de 170 cv.
A terceira geração apresentava visual diferente: Europa e Japão ficavam com a RAV4 da esquerda dessa foto, e na direita, o RAV4 estadunidense e do resto do mundo (inclusive Brasil).
Em 2010, a Toyota apresentava uma versão elétrica conceitual da RAV4, que começou a ser produzida em 2012. O carro era feito em parceria com a Tesla Motors.
A potência do RAV4 EV era de 154 cv, com torque de 37,7 mkgf de torque, e que somado ao motor elétrico de 129 kW (175 cv), chega a 329 km/h. A velocidade máxima era de 135 km/h.
Em 2013, a Toyota apresentou a 4ª geração da RAV4, que protagonizou a mudança mais profunda da história do SUV. Nos EUA e no Brasil, o motor é um 2.5 DOHC 16V Dual VVTi de 179 cv e 23,7 mkgf de torque, com câmbio automático de seis marchas.
A nova geração chegou por aqui em maio de 2013, com preços entre R$ 96.900 e R$ 119.900. A tração é dianteira.

De 1994 a 2013, foram mais de 5.000.000 de unidades da RAV4 vendidas no mundo. Dentre esses, 1.300.000 na Europa e 167.000 no Reino Unido. A Toyota diz que mais de 90% de todos os RAV4 já vendidos ainda estão na estrada hoje, o que reforça a imagem do SUV da marca.

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