quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Clássicos Brasileiros: Fiat 147 - Parte Final

A primeira (e única) grande plástica no carro aconteceu em 1980. A frente ficou mais baixa, com capô algo inclinado e um novo conjunto de grade, faróis e lanternas. Esse modelo ficou conhecido como "Fiat Europa". Falando nisso, a fábrica de Betim já conseguia a façanha de exportar Fiat para a Itália, além de outros países do Velho Mundo!


O Fiat 147 de 1980 - mudanças na grade, faróis e lanternas.
No mesmo ano, a linha ganhou a caminhonete Panorama, com carroceria 30 cm mais longa que a do 147 convencional. Aproveitando a plataforma esticada, aumentaram também a caçamba da picape, rebatizada de Fiorino - nome também usado em um furgão com baú, que podia ser fechado ou com janelinhas.
Perua Panorama - segunda derivação do 147, por que...

...veio depois da Fiorino, agora até com versão baú.
Em 1983, outra plástica - desta vez menor. Nova grade, para-choques, lanternas e faróis e o 147 recebeu o nome Spazio. Na mecânica, os carros com motor 1.3 ganharam câmbio de cinco marchas.
O Spazio foi a mudança no visual de 1983.
E nasceu o sedã Oggi, que nunca fez sucesso por aqui (durou apenas dois anos em produção). Quem vai ao Uruguai, contudo, ainda pode ver muitos desses carrinhos rodando com motor a diesel produzido para exportação...
O Oggi nunca fez sucesso no Brasil, mas no Uruguai foi o contrário...
...mas para tentar aumentar as vendas, a Fiat decidiu criar o Oggi CSS, com motor 1.4 de 78 cv.
O Oggi, aliás, teve uma versão chamada CSS, com um enorme aerofólio, suspensão mexida e motor de 1.415 cm³ fuçado para render 78 cv. Era, na verdade, uma série limitada de 300 exemplares para homologar o carro para as pistas.
O Fiat 147 Rallye continuou em linha na geração "Europa", 1985.
Com a chegada do Uno, ficou claro que o tempo do 147 no Brasil estava se esgotando - e o pioneiro Fiat deixou de ser fabricado em Betim em 1986. Na Argentina, contudo, o modelo era mais querido e continuou a ser feito até 1996. Foi uma longa carreira sul-americana.

Quer saber o que veio anteriormente na história do Fiat 147? Veja aqui:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

DIA 16/09 - PARTE 1 DA HISTÓRIA DO CHEVETTE GP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...