domingo, 5 de junho de 2011

Carros de História: DeLorean DMC-12

Em 1981, foi lançado o DMC-12, o primeiro esportivo de aço.
Portas no estilo asa-de-gaivota.
Em 1980, foi fundada a DeLorean Motor Company (DMC), na Irlanda do Norte. Inicialmente, nenhum carro. Mas em 1981, ela surpreendeu com o DMC-12, o primeiro esportivo de aço. O carro tinha um motor excelente: um 2.8L PRV V6. O carro surpreendia também em seu peso: 1.230 kg.  O carro vendeu muito bem na Europa e nos EUA, e chegou a participar da série "De volta para o Futuro".

Em meados de 1982, a DeLorean começou a passar por graves problemas financeiros, pois o tempo de fabricação de um DMC-12 era muito longo por conta das peças fabricadas em aço inox e desenho muito sofisticado para a época. Isso fez a fila de espera tornar-se muito grande, gerando uma excedente demora no retorno dos investimentos.

Já que os sócios o haviam abandonado, o fundador da DeLorean, John DeLorean, tentou por si só injetar dinheiro na fábrica para continuar a produção. Supostamente, ele comandou um grande esquema e contrabandeou cocaína da Colômbia até a Irlanda para tentar injetar dinheiro em sua marca. John foi descoberto, e depois desse grave escândalo, a empresa pediu falência em 1983, e fechou no mesmo ano.

John morreu em 2002. Os direitos do nome e de produção da DMC foram vendidos pela família a dois empresários americanos que voltaram a produzir o DMC-12 exatamente com o mesmo projeto clássico dos anos 80, sem qualquer alteração. A fábrica atual, utiliza a mesma matéria-prima, o aço inox. O anúncio de que o DMC-12 voltaria a ser fabricado nos Estados Unidos foi feito em 2008 e a produção foi retomada em janeiro de 2009. Mas a venda do novo DMC-12 é feita apenas pelo site da marca.
O DMC-12 voltou a ser fabricado em 23 de janeiro de 2009.
O carro continuou usando o mesmo projeto de 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...