sábado, 30 de abril de 2011

Comparativo CoMdC: Fluence x Jetta x 408

Da esquerda para a direita: 408, Jetta e Fluence. [Foto/Divulgação: Revista Autoesporte]
Com a nova leva de sedãs médios por aí, o CoMdC decidiu fazer seu primeiro comparativo entre os novos sedãs médios. No ringue, colocamos o sucesor do 307 Sedan, o belo 408: com design baseado no 308, tem traseira charmosa, para não cometer o erro do 307 Sedan, e um pacote de equipamentos que dá para o gasto com o 307. Entra também o Jetta: novato no segmento dos sedãs médios, o Jetta é um carro bonito e com bons equipamentos, mesmo tendo descido de categoria (que antes concorria com o Fusion). E, para completar, temos o Renault Fluence: substituto do Megane, o Fluence é um carro bonito, grande, robusto e preço e acabamento de deixar de boca aberta. Agora, chega de papo e vamos ao combate!

3º lugar: Volkswagen Jetta 2.0 Comfortline
Com visual bonito, o Jetta custa R$ 70.005, mas é o menos equipado dos três.
Se o Jetta é um sedã bonito e com bom preço, por que ele ficou em terceiro? Bom, o pacote de equipamentos do Jetta é pequeno, comparado ao dos rivais. Ele vem com quatro airbags, mas não vem com o controle de estabilidade (ESP), nem como opcional, enquanto 408 e Fluence vem com 6 airbags e ESP de série. O Jetta vai mal em desempenho, apesar do motor 2.0 de 120 cv, enquanto na geração anterior tinha um 2.5 de 170 cv. O Jetta tem apenas 1 ano de garantia, enquanto os rivais tem 3 anos.

RESUMO: Se você queria um sedã com charme, você pode optar pelo Jetta. Mas, se você quer equipamentos de segurança de série, opte por 408 ou Fluence. E, se você tem pouco din-din e não liga para os equipamentos, vá de Jetta mesmo.

2º lugar: Peugeot 408 2.0 Feline
O 408 sem dúvidas é o mais bonito do comparativo, tem bom preço para quem espera um bom Peugeot.
Se você se decepcionou (igual à eu) quando viu a primeira foto da traseira do 307 Sedan, você não precisa de decepcionar com o 408. Com visual inspirado no sucessor do 307 (o 308), o 408 tem bom motor, bom preço, bom pacote de equipamentos e, boa traseira. O 408 2.0 Feline, custa R$ 74.990, o segundo mais barato do comparativo e o segundo mais caro do comparativo. Seu motor é mais potente que o do Jetta, gera 151 cv. Mas o câmbio não fala o nosso idioma, além de ter só 4 marchas, o câmbio tem menos vivacidade nas trocas de marcha, especialmente nas reduções. O pacote de equipamentos da versão Feline é bom: seis airbags, ESP, sensor crepuscular (de chuva e de estacionamento) e teto solar (tudo de série). Ele agrada nos requintes como para-brisa com tratamento acústico, pedais de alumínio e retrovisor interno eletrocrômico.

RESUMO:  A Peugeot está começando a conhecer o que um sedã médio precisa (para não cometer o erro do 307 Sedan). Bom pacote de equipamentos, preço justo e, exterior bonito. Quem se lembra vai concordar comigo, os velhos 405, 406 e 407 eram bons sedans, mas não o suficiente ao 408.

1º lugar: Renault Fluence 2.0 Previlège
O Fluence substituiu o velho Megane e, apesar de ser o mais caro do comparativo, vale a pena.
O Fluence é equipado com motor 2.0 16V CVT, e é bom nas frenagens, ficou atrás apenas do Jetta. O carro tem um bom visual e, chega com tudo no segmento (e já ficou entre os 50 mais venidos da 1ª quinzena de abril). No interior, o Fluence só é menos equipado que o 408. Ele tem seis airbags, ESP, GPS (de série) faróis de xenônio e etc. Ele tem alguns errinhos no acabamento: tem vãos irregulares e uso de plástico com qualidade inferior nos frisos dos puxadores de porta. Mas tem bancos de couro (que vêm de série) e forração do porta-malas superior ao do Jetta. À primeira vista, o Fluence impressiona com seu porte, que parece o de um Malibu. E, por dentro, chamam atenção o painel e as laterais das portas, com revestimento em duas cores (prata e black piano).

RESUMO:  O Fluence é o mais vendido dos três e, o mais confortável e o com maior porta-malas (inspirado no do coreano Samsung SM7). Apesar de ser o mais caro (R$ 75.900 na versão Previlège), o sedã vale a pena pelo visual, equipamentos e garantia Renault.

PREÇOS:
Jetta 2.0 Comfortline: R$ 70.005
408 2.0 Feline: R$ 74.990
Fluence Previlège: R$ 75.900

RESUMO FINAL:
Se você quer um sedã barato, vá de Jetta. Se você quer um bem equipado, vá de 408. E se você quer um sedã bonito e confortável, vá de Fluence.

Um comentário:

  1. Coitado de quem comprara essa jabiraca da subsidiária coreana da Renault com cara de SAPÃO e de 2ª linha, ainda com câmbio manual. Um Jetta tem cambio DSG de 6 velocidades e embreagem dupla ... tudo com mecânica Audi e de 1ª linha ... dá pra comparar????

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...