sábado, 26 de fevereiro de 2011

Carros de História: Dodge/Chrysler Grand Caravan



Dodge Caravan e/ou Grand Caravan são minivans fabricadas pela DaimlerChrysler (que foram vendidas pela Chrysler até 1998). Eles começaram a ser produzidos em 1983, como modelo 1984, juntamente com a irmã Plymouth Voyager (hoje chamada Chrysler Voyager). A primeira das minivans modernas, as minivans da Chrysler são creditados com a criação do segmento de mercado inteiro para estes veículos. Os gêmeos Chrysler, foram lançados alguns meses antes da Renault Espace (o primeiro monovolume/minivan na Europa, primeiro propôs aos executivos como a marca Talbot em 1979, mas não lançado até 1984), tornando-se o primeiro de sua categoria, eles não oferecem a versatilidade interior (individual, bancos rebatíveis que podem ser usados como tabelas ou totalmente removidos) do Espace (primeira geração) até as gerações subseqüentes.

Desde sua introdução, as minivans Chrysler foram best-seller nos Estados Unidos.

Produzido em novembro de 1983 como linha 1984, a primeira minivan de todos os tempos, a Dodge Caravan foi baseada na plataforma S Chrysler, um derivado da plataforma estendida K Chrysler. Para o ano de 1987, uma maior distância entre-eixos foi introduzido, que começou a ser chamado de Grand Caravan. Foi ainda com base na plataforma S Chrysler.

A primeira geração da Caravan usou a plataforma S, que estava intimamente relacionado com o K-cars, o Plymouth Reliant havia três níveis de acabamento sobre a primeira geração Caravan, com base, SE e LE, as versões luxuosas. A Caravan foi listada na revista Car and Driver, como um dos Ten Best de 1985. Ambos tinham uma transmissão de três velocidades chamada de "TorqueFlite" automática e/ou manual de cinco velocidades estavam disponíveis com os motores de quatro cilindros, incluindo o motor turbo 2.5L (esta foi uma rara combinação). Uma versão cargueira do Caravan, chamada de Mini Ram Van, também foi produzida em 1984. Ele foi rebatizado como C/V Caravan, em 1989, e foi interrompida após 1995. Entre 1989 a 1990 modelos turbo eram muito procurados por colecionadores.


Em 1996, a Grand Caravan recebeu sua segunda geração, e começou a ser produzida somente pela Dodge.


Ao longo dos anos, alguns facelifts chegavam.

O facelift de 1996 utilizou a plataforma NS Chrysler e incluiu uma porta deslizante do lado do motorista, uma primeira vez para a Chrysler, toda a movimentação da roda foi reintroduzida em 1997. A Caravan foi capa da revista Motor Trend Car, do Ano de 1996. A Caravan também esteve em revista Car and Driver novamente no Top Ten de 1996 e 1997.
Assim foi o painel da Caravan, em 1996.

Os modelos básicos da Caravan foram oferecidas na maioria dos países com um motor 2.4L de quatro cilindros ou 3.0 litros V6 da Mitsubishi, exceto em vários estados do Nordeste, onde o V6 da Mitsubishi não cumpria as normas de emissões. Nestas localidades, o motor 3.3L foi oferecido com a opção V6 de 1997 até 2000. A transmissão manual, nunca foi popular na Caravan, que alguns meses depois foi descartado. O motor 2.4L de quatro cilindros produziu mais poder do que a Mitsubishi com seu 3.0, nas duas primeiras gerações.
Esta foi a versão ES, de 2001.

Os assentos dobráveis da segunda e da terceira fileira, receberam um sistema "Stow'Go", disponível apenas no Grand Caravan, foram produzidos até 2005. O modelo 2001 era ligeiramente diferente da geração anterior, exceto para o interior, que ganhou uma armação de corpo maior, os faróis mais largos, lanternas traseiras invertidas, e alguns pequenos ajustes mecânicos.

A nova minivan ficou muito maior do que antes, com mais espaço de carga, e é provavelmente maior do que o atual Durango.

Em 2004, a programação da minivan modelo 2005 teve alterações, incluindo uma grade revisada, fáscia foglight, e novos assentos traseiros. O centro de informações foi deslocado de trás do calibres para o console aéreo, além do sistema Stow'Go.

A Mitsubishi 3.0L V6, que já não cumpria as normas de emissões na Califórnia e no nordeste os EUA, foi retirado da linha de motores em 2001. O 3.5L V6 também foi planejado para uma introdução no meio do ano de 2001, mas isto nunca chegou a acontecer.

O Caravan C / V também voltou à ser produzida em 2003, depois de ter sido descontinuado em 1995. A opção C / V possui janelas laterais e bancos traseiros excluídos (opcional) entre outras características.

Em 2008, a Grand Caravan recebeu uma nova geração, chamada de "all-new Grand Caravan".

Em 2009, no Brasil, a Grand Caravan começou a ser chamada de Town & Country.


A novíssima Grand Caravan 2008, mais uma vez teve que provar que tem os ingredientes certos para ser um dos melhores veículos para transportar pessoas e carga. Com 35 novos e aprimorados recursos, a Grand Caravan 2008 e Chrysler Town & Country não são apenas veículos práticos, eles também têm a mistura certa para ser quartos familiares "sobre rodas", com algo para todos os gostos.
"O novo Chrysler Town & Country e Dodge Grand Caravan 2008 continuaram com a receita da minivan oferecendo uma aparência totalmente nova e contemporânea, cinco modelos diferentes, três lugares distintos com sistemas de armazenamento, sistemas de entretenimento inigualável e a segurança que você espera e merece, ", disse George Murphy, Vice Presidente Sênior - Marketing do Grupo Chrysler. "Você pode adicionar três opções de motorização, inteligentes características de interior e funcionalidade líder da indústria, e você tem uma receita que vai ser a favorita de toda a família.
O mais novo ingrediente para o assento da família funcional é o sistema giratório totalmente novo "Go ™" e sistema de assentos. O sistema de assentos Swivel'n Go oferece assentos da segunda fila que rodam 180ºC para enfrentar a terceira fila com uma mesa removível que se instala entre as duas linhas, caixas de armazenamento cobertas no chão da segunda fileira, e a terceira fileira que descobriu armazenamento e dobre-no chão dos assentos da terceira fileira. o sistema Swivel 'n Go oferece também uma disposição do primeiro assento de criança integrado na cadeira da segunda fileira e uma minivan com disposição exclusiva de um toque de poder para dobrar o assento da terceira fileira de banco.
"Os engenheiros do Grupo Chrysler viraram o jogo em sistemas de banco tradicional para chegar a uma tecnologia que permite que as famílias tenham mais escolhas de como passar seu tempo enquanto viajam", disse Larry Lyons, vice-presidente - do Grupo Chrysler . "Com o Swivel 'n Go, os passageiros da segunda e da terceira fileira podem enfrentar uns aos outros para ter uma conversa, jogar jogos ou fazer uma refeição em qualquer lugar."

Nesse ano, foi lançada a versao R/T para a Grand Caravan.





A Dodge continua com sua ofensiva de novos produtos com o novo Grand Caravan 2011, uma minivan com dinâmica de condução de um sedã de alto desempenho - e um pouco de atitude.
"No rodeio, acreditamos que só porque um motorista precisa da versatilidade de uma minivan, não significa que a experiência tem de ser chato", disse Ralph Gilles, presidente e CEO - Dodge Brand, e da Chrysler Group LLC. "Nossos engenheiros redesenharam praticamente todos os sistemas de suspensão, do novo Grand Caravan. Essa revisão, que tem uma suspensão que combina com um novo motor V6, que oferece potência melhor em sua classe, que dá aos motoristas da Grand Caravan uma experiência dinâmica de condução que outras minivans no segmento simplesmente não entregam. Nós encorajamos você a ficar atrás  do volante, e desfrutar de uma experiência de condução uma vez que nunca pensou ser possível num veículo desse tipo funcional. "
A Grand Caravan 2011 estará disponível em quatro configurações que deve combinar com qualquer estilo de vida: o Express, Mainstreet, Crew, e chegando na primavera de 2011, a Dodge Grand Caravan R / T.
O NOVO MOTOR PENTASTAR V6
No coração do Grand Caravan 2011 é uma motorização completamente nova. O novo motor 3.6L V6 Pentastar é acoplado a um smooth-shifting com transmissão automática de seis velocidades. Esta combinação potente substitui todos os três motores da minivan anterior. Longe vão os 3.3L, 3.8L e 4.0L V6, todos substituídos por um motor de alta tecnologia, alta performance e altamente responsiva que atinge o ponto ideal entre potência e eficiência.

Todas as gerações da Caravan, de 1984 a 2011.

5 comentários:

  1. Véi, eu AMO este carro, pretendo comprar um. usado. to nem ai com custos. tipo... sonho com ele à uns 3 anos *-*

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei muito desse carro, legal a postagem parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente excelente carro tenho uma grand caravan 97.
      Ótima aquisição recomendo.

      Excluir
  3. Eu tenho uma Grand Caravan 3.3 ano 1997, dos 210 veículos que já tive, sem dúvida, é a melhor, AMO ELA !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...