quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Plástica sutil, para não correr riscos

O Nissan Murano já é outro carro lá fora. O crossover foi lançado no Japão e nos EUA(Estados Unidos da América) em 2003 e demorou três anos para desembarcar no País, ficou defasado. As alterações na carroceria estão mais para uma ligeira maquiagem corretiva que para uma cirurgia plástica. E a versão ainda vendida no Brasil é mais esperta que a atual, os acertos promovidos pela Nissan deixaram o Murano 2009 menos ágil nas respostas. Seja como for, a novidade será mostrada aos brasileiros nesse mês. Mexer em um desenho que foi considerado revolucionário era um desafio e tanto para o pessoal da Nissan. Talvez por isso, a marca preferiu não arriscar: a aparência geral do veículo e os volumes da carroceria foram mantidos. Na dianteira, faróis, grade e pára-choque são novos. Na traseira, apenas as lanternas foram trocadas. Por dentro, painel e volante são inéditos.
Embora já fosse hora de uma alteração, as novas linhas tiraram a ousadia do Murano original. A contrapartida é que o motor ficou mais potente: é o mesmo V6 3.5, agora com 265 cavalos, 20 cv a mais do que o antigo. A transmissão continua sendo a eficiente CVT, de trocas continuamente variável. Mais importante do que o fôlego extra, o novo Murano transmite sensação de solidez.
As dimensões externas foram mantidas, com exceção do comprimento, que aumentou 1 centímetro por conta dos novos pára-choques. O Nissan ficou bem mais silencioso em todas as velocidades, já que ganhou maior dose de revestimento acústico, o preço a pagar por isso é que o peso aumentou em 22 quilos.
Mas o (mínimo) aumento na massa não prejudica o desempenho. Ele acelerou de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, ou meio segundo mais rápido do que o anterior. O consumo urbano, 7,7 km/h, informado pela Nissan, nos pareceu otimista demais.
Apesar dos avanços, há alguns aspectos que deixam a desejar no Murano. Os freios a 110 km/h, o carro levou 54,2 metros para parar, enquanto a geração anterior precisava de 50,1 metros. Outro problema bastante perceptível é que as respostas não são tão precisas como no modelo anterior. O prazer ao dirigir perdeu pontos.

Site oficial da Nissan>> Clique aqui

--> FICHA TÉCNICA <--

---Preço: US$ 37.745 (nos EUA)
---Motor: Dianteiro, transversal, 3.5 V6 24V
---Potência: 265 cv (6.000 rpm)
---Torque: 34,2 mkgf (4.400 rpm)
---Transmissão: Automática, continuamente variável, tração 4x4
---Suspensão: Independente nas 4 rodas, McPherson (D), multilink (T)
---Freios: Discos ventilados (D/T)
---Rodas e pneus: 20x7,5J, 235/55 R20
---Dimensões (comprimento / entre-eixos / largura / altura): 4,78 m / 2,82 m / 1,88 m / 1,70 m
---Peso: 1.897 kg
---Porta-malas: 894 litros (até o teto)
---Tanque: 82 litros

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